De segunda a sexta, no canal +TVI entre as 22 e as 23
Repetição na TVI entre as 04.50 e as 06.00
Também disponível no serviço Iris Zon e na Restart TV da Meo
Emissões disponíveis
online aqui

vidaalvim@gmail.com

terça-feira, 2 de abril de 2013

Quanto ao programa de hoje...

Para começar, um filósofo: Aires Almeida é professor de Filosofia, autor do «Dicionário Escolar de Filosofia», «O Valor Cognitivo da Arte» e co-autor (com Desidério Murcho) de «Textos e Problemas de Filosofia». Vamos falar de filosofia, que é como quem diz, de tudo e mais alguma coisa. 

Com o filósofo, vem o escritor: Francisco José Viegas, além de escritor, é editor - e foi, até há bem pouco tempo, Secretário de Estado. O pretexto para a sua vinda ao programa é o livro que acabou de dar ao público: «O Colecionador de Erva» (edição da Porto Editora). A sinopse: «Jaime Ramos, o investigador protagonista dos livros de Francisco José Viegas, vê-se a braços com duas investigações paralelas: a do assassínio de dois imigrantes russos (antigos militares soviéticos), cujos corpos são encontrados no interior de um carro semicarbonizado, nos arredores do Porto - e o desaparecimento de uma jovem de vinte anos, oriunda de uma família tradicional do Minho. Se uma das investigações o transporta às suas memórias de militante comunista e a uma velha paixão pela literatura russa, a outra leva-o a um mundo onde coabitam velhas famílias do Minho ou do Porto, sexo, marijuana, espionagem a políticos, venda de armas, negócios em Angola e as memórias de um país que vive entre ruínas (as do império e as das fortunas recentes e antigas), corrupção e luta pelo poder - e que guarda os seus loucos no armário, para não parecer mal. Com capítulos perdidos nos quatro cantos do mundo (entre Portugal, Rússia, Angola, Brasil ou Cabo Verde) O Colecionador de Erva funciona como uma montagem cinematográfica sem princípio, meio ou fim - onde vários crimes são cometidos sem nexo aparente, onde personagens aparecem e desaparecem sem justificação, e onde a solução nunca está à vista senão apelando à nossa imaginação, como num road movie.» 

Para terminar, poderão ver o 4º episódio da série «O Fabuloso Destino de Juca»; chama-se «Juca Salvation».
É A VIDA ALVIM: de segunda a sexta, no canal +TVI entre as 22 e as 23. Repetição na TVI entre as 04.50 e as 06.00. Também disponível no serviço Iris Zon e na Restart TV da Meo. Emissões disponíveis online aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário